Mesmo aposentado, médico britânico ajuda feridos em conflito na Síria
Caverna na Síria onde foi montado hospital pela organização Médicos Sem Fronteiras (Foto: Divulgação/MSF) Um hospital improvisado den...
http://ipu24horas.blogspot.com/2013/04/mesmo-aposentado-medico-britanico-ajuda.html
Um hospital improvisado dentro de uma caverna na Síria. Foi neste local que um cirurgião britânico de 70 anos, professor de medicina aposentado da Universidade de Birmingham, atendeu crianças, idosos, mulheres e combatentes feridos no conflito entre rebeldes e forças leais ao presidente Bashar Al-Assad, iniciado em 2011. Ligado à organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), Paul McMaster passou cerca de três semanas no hospital de campanha, montado para atendimento médico entre outubro e novembro de 2012.
O cirurgião trabalhou no hospital dentro da caverna com uma equipe de cerca de 20 pessoas, incluindo médicos, enfermeiras e pessoas de comunidades locais treinadas para auxiliar.
"Nós precisávamos estar perto da área de conflito para garantir tratamento aos feridos e doentes. A caverna era uma proteção, mas ouvíamos bombas na montanha acima de nós", relembra. Em alguns momentos "caíam fragmentos do teto" enquanto os médicos trabalhavam, diz McMaster.
Cerca de três quartos (75%) dos atendidos no hospital montado na região noroeste da Síria eram civis, recorda o cirurgião. "A população da área estava há nove meses sem energia elétrica, praticamente sem acesso a tratamento médico ou dentário. As pessoas tinham dificuldade até de achar comida", afirma. Boa parte dos pacientes apresentavam problemas comuns, mas cujo tratamento antes da chegada dos médicos estava dificultado por falta de remédios ou estrutura.
Continue lendo: CLIQUE AQUI
Fonte: Bem Estar
Informação: Telenoticias Mundial

