Torcida do Liverpool cantava morte a Margaret Thatcher desde 1989
Polêmica por sua política agressiva no Reino Unido, premiê era vista como vilã pelos torcedores por conta da tragédia de Hillsborough q...
http://ipu24horas.blogspot.com/2013/04/torcida-do-liverpool-cantava-morte.html
Polêmica por sua política agressiva no Reino Unido, premiê era vista como vilã pelos torcedores por conta da tragédia de Hillsborough que matou 96.

O dia 15 de abril de 1989 ficou marcado na história do futebol mundial, mas não foi por uma conquista em campo e sim pelas 96 mortes na arquibancada do estádio Hillsborough, na cidade de Sheffield, na Inglaterra, durante uma partida entre Nottingham Forest e Liverpool, pela Copa da Inglaterra. O fato ficou conhecido como a tragédia de Hillsborough e durante muitos anos os torcedores foram considerados os culpados. Um dia após a morte da primiê britânica Margaret Thatcher, André Rizek mostrou durante o programa um vídeo da torcida do Liverpool durante um jogo em 2012 cantando em coro que a morte de Margaret seria um dia importante para a torcida do Liverpool.
- Quando Margaret Thatcher morrer, vamos todos festejar! Vamos todos festejar quando Margaret Tatcher morrer pela justiça dos 96!" - canta a torcida do time inglês desde o ínicio dos anos 90.
A história é cercada de polêmica. André Rizek também destacou durante o programa que o hooliganismo cresceu muito nos onze anos em que ela estava no governo e que os torcedores eram tratados como gado nos estádios naquela época. Grades de ferro faziam a contenção nos estádios em caso de tumulto e foram elas que permitiram que 96 pessoas morressem esmagadas e pisoteadas naquele 15 de abril. O tablóide inglês "The Sun", que era parceiro do governo de Margaret, ajudou a acobertar a versão de que os torcedores foram imprudentes e violentos. As autoridades inglesas decidiram, na época, que não haviam provas suficientes para instaurar um processo e os torcedores do Liverpool, por conta do histórico de incidentes envolvendo confusões em estádios, foram considerados os culpados. Somente em setembro de 2012 que um inquérito independente revelou que as principais causas apontadas para as mortes foram a falha do controle policial sobre a multidão e a inadequação das instalações do estádio. Inclusive, o primeiro ministro David Cameron chegou a pedir desculpas publicamente pela atitude do governo em 1989.

Tragédia em Hillsborough em 1989 que deixou 96 torcedores mortos (Foto: Getty Images)
Depois de mais de 20 anos etoando a canção contra Margaret nos estádios ingleses, expectativa é saber como a torcida do Liverpool irá se comportar na primeira partida após a morte da premiê britânica. O próximo jogo será no sábado, pelo Campeonato Inglês, dia 13, contra o Reading.
Fonte: Globo Esporte
Informação: Telenoticias Mundial