Prefeito Sérgio Rufino oficializa a reativação do Programa Leite Fome Zero no município de Ipu
O Governo Municipal de Ipu, à frente o prefeito Sérgio Rufino através da Secretaria de Saúde, sec. Antônio Gleidson Martins realizaram na ...
http://ipu24horas.blogspot.com/2014/10/prefeito-sergio-rufino-oficializa.html
O Governo Municipal de Ipu, à frente o prefeito Sérgio Rufino através da Secretaria de Saúde, sec. Antônio Gleidson Martins realizaram na manhã desta quarta-feira (22-10-2014) a oficialização e a ativação do Programa Leite Fome Zero, um programa efetivo do governo do estado do Ceará.
O evento aconteceu no Anexo do Cras II e no bairro Pedrinhas, fizeram-se presentes o prefeito Sérgio Rufino, secretários, vereadores, funcionários públicos, público presente e o Coordenador do Programa, Sr. Saulo Leite.
Informações sobre o Programa.
A modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite foi criada para contribuir com o aumento do consumo de leite pelas famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional e também para incentivar a produção leiteira dos agricultores familiares.
Para execução dessa Modalidade, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS repassa, por meio de convênios, recursos financeiros para os governos estaduais do Nordeste.
Os Estados conveniados com o MDS contratam laticínios que serão responsáveis por recepcionar, coletar, pasteurizar, embalar e transportar o leite para os pontos de distribuição, locais pré-definidos onde as famílias beneficiadas retiram sua cota diária de leite, geralmente um litro de leite de vaca pasteurizado.
O agricultor familiar selecionado pelo convenente deve entregar sua produção diária de leite no laticínio contratado mais próximo da sua propriedade ou depositar o produto em tanques de resfriamento, de onde será coletado pelo laticínio em caminhões adequados para o transporte.
O laticínio recebe cerca de 40% do valor pelo litro de leite (R$0,70) e os outros 60% (R$1,05) são repassados ao agricultor familiar participante.
As famílias que recebem o leite são selecionadas pelo município conveniado e devem preencher os seguintes critérios: ter renda per capita de até meio salário mínimo e possuir, dentre os membros da família, crianças de 2 a 7 anos de idade, nutrizes até seis meses após o parto, gestantes ou idosos a partir de 60 anos de idade. Para outros casos, é preciso autorização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
A família que deseja receber o leite deve procurar o ponto de distribuição mais próximo ou o responsável pelo Programa do seu município.O leite será distribuído semanalmente às terças (no turno da tarde) e quartas-feiras(manhã e tarde). Em geral, cada família beneficiada recebe 01 litro de leite por dia, totalizando 05 litros semanalmente.
O município de Ipu possui 173 beneficiários ativos, dentre estes 98 crianças e 75 idosos.
Imagens da Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Ipu.
Fonte: Governo Municipal
Informação: www.tntelenoticias.com
Fonte: Governo Municipal
Informação: www.tntelenoticias.com
