Ceará

Chefe de Gabinete Sebastião Rufino participa da reunião do Conselho Gestor da APA da Bica do Ipu.

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam está reativando os Conselhos Consultivos e Gestor das suas Unidades de Conservaç...

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam está reativando os Conselhos Consultivos e Gestor das suas Unidades de Conservação.  Em Ipu aconteceu na manhã de ontem, quinta-feira, (20/11), na sede da APA da Bica uma reunião com o membros da sociedade civil para formar os representantes do conselho.  


Participaram da reunião: Representando a prefeitura o chefe de gabinete, Tião Rufino; o secretário de meio ambiente, Monteiro; o secretário de Infraestrutura, Gilvan; representantes de ONG e Associações, ONG Biodiversidade, Cícero Jerônimo e Associação Amigos do Meio Ambiente de Ipu – AMAI Petinha Lira; Associação de Pequenos Produtores Rurais, ADAGRI; empresários de loteamentos, Dr. Luiz de Gonzaga e Gonçalo Lopes; Empresas de água da região da APA da Bica e os orientadores de célula das APA, Bartolomeu Bueno, Inácio José e Patrícia que organizaram o encontro. 



O conselho que foi formado pelos representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil tem como principal objetivo, propor planos, programas, projetos e ações a órgãos públicos, entidades não governamentais e empresas privadas, com o objetivo de garantir a preservação dos atributos ambientais, culturais e paisagísticos e a proteção dos recursos naturais da Unidade de Conservação, visando a preservação e o desenvolvimento sustentável da região, conforme dispões o plano de manejo.  


Dentre os pontos debatidos um que ganhou destaque foi a questão das represas das águas da Bica que vem prejudicando o turismo e moradores da Várzea do Giló.  A questão foi levantada pelo ambientalista e presidente da AMAI Francisco Lira que questionou com os membros do Conpam as outorgas que proprietários de terras teriam recebido pela SEMACE para poderem se utilizarem do recurso natural de forma à prejudicar grande parte da população de Ipu.  


Os membros do Conpan ressaltaram que o conselho não é órgão fiscalizador mais que pode cobrar da SEMACE a explicação sobre as outorgas.  Ficou definido que as reuniões do Conselho serão de forma Bimestral e ocorrerão todas as últimas quartas-feiras do mês a primeira reunião do novo conselho será no dia 25 de março do próximo ano.  


Fonte: Governo municipal de Ipu com colaborador do Governo Municipal de Ipu/ Ipu Notícias/ Via Netcina
Informação: Telenoticias Mundial

Related

PLANTÃO 24H 7123748277044422181

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, EXPONHA SUA OPINIÃO SOBRE AS MATÉRIAS E DÊ SUGESTÕES, PARA A MELHORIA DE NOSSOS MATÉRIAS E NOTÍCIAS.

emo-but-icon

item