Ceará

Ipu (CE): Parte dos problemas com a dengue é consequência da falta de colaboração da população

Nesta terça-feira (10), o Programa Notícias da Cidade com Ademir Gregório na Fm Cidade de Ipu, das 16h às 17h, falou sobre a dengue no mu...

Nesta terça-feira (10), o Programa Notícias da Cidade com Ademir Gregório na Fm Cidade de Ipu, das 16h às 17h, falou sobre a dengue no município de Ipu.





As maiores dificuldades do município, com relação à saúde, é a dengue. A cada ano os casos variam, mas a situação sempre foi crônica. Segundo o secretário de saúde, 80% dos problemas com a dengue é consequência da falta de colaboração da população.


Sobre as notícias que a mídia anda divulgando que colocaram o município de Ipu como estando em 1º lugar no número de casos de dengue do estado, o secretário de saúde, Dr. Gleidson Martins, disse desconhecer esta informação. Ele afirmou que o índice no município é alto e preocupante, mas não existem tantos casos de modo que coloque o município como o mais preocupante do Ceará.

O Secretário de Saúde convocar a população para participar de uma mobilização de conscientização sobre o Combate a Dengue que sairá às 7 horas e 30 minutos da Secretaria de Saúde (antigo SESP ao lado da Academia de Saúde), nesta sexta-feira (13/02) que seguirá até a prefeitura onde acontecerá um ato com a presença do prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) e outras autoridades.

O secretário esteve visitando as escolas municipais, estaduais, e particulares da cidade pedindo aos diretores que realizem um trabalho de conscientização dos alunos para que ajudem no Combate a Dengue. Ele informou que o município está preparando uma lei de Combate a Dengue e alertou que o grande foco ou criadouro dos mosquitos da dengue é a própria casa dos moradores onde os agentes passam realizando o trabalho, mas que ao retornar, encontra a mesma situação por falta de zelo dos moradores.

Gleidson Martins ainda pediu à população que antes de ir ao Hospital Municipal de Ipu (HMI) que procure o Posto de Saúde da Família (PSF) de seu bairro, pois o HMI está ficando sobre carregado por pacientes que não buscam o PSF. Outro problema é que as unidades de saúde não estão recebendo paciente que são transferidos para aquele município por estarem com o *Plaquetopenia, somente estão recebendo com plaquetopenia mais sangramentos, ou seja, paciente em estado gravíssimo.

O secretário revelou que a maioria dos casos de dengue no município são registrados nos bairros do Reino de França e Alto da Boa Vista.

O município se destaca no combate a dengue e utiliza a técnica de criação e reprodução de peixes Tricogaster (Trichogaster trichopterus) para serem colocados nas caixas d'água dos moradores e combater a proliferação das larvas do mosquito da dengue, pois o peixe se alimenta das larvas e é resistente ao cloro. A frente deste trabalho está o senhor Fernandes que popularmente é chamado de "Agente Peixinho". Mas os pedidos pelos peixes tem sido enorme de modo que a produção não está suprindo a demando. O município já está aumentando a capacidade de reprodução dos peixes.

Gelidson Martins ainda destacou que o município estuda várias formas de conscientizar a população, com carro de som e bandeira nas casas alertando aos moradores sobre o problema. E informou que o carro fumaçe estará percorrendo as ruas da cidade e pede a ajuda dos moradores para abrirem suas portas e janela para que o inseticida entre nas casas e mate os mosquitos adultos, principais vetores da dengue.

A população precisa colaborar 
A senhora Marta Helena Martins, moradora das Barreiras, esteve no programa e denunciou que uma casa vizinha a dela está abandonada, porque a moradora foi embora e deixou a casa fechada, sendo que no quintal tem um tanque descoberto e que está cheio de mosquitos. Segundo a senhora Marta, também existe um problema em outra casa vizinha, devido uma fossa sanitária que produz um mau cheiro e também está cheia de mosquitos. Uma irmã dela foi embora da casa porque tem uma filho pequeno e a criança estava cheia de picadas de mosquitos.

O secretário explicou à senhora Marta Helena que os agentes de saúde não podem entrar em casas abandonadas e que é preciso localizar os donos dessas residências para pedir a permissão de entrar e fazer o trabalho.

O senhor Gilvan também participou do programa, mas por telefone, e disse que o grande problema no município é devido os vizinhos que não ajudam, pois ele faz a parte dele, mas sabe que muitos vizinhos não colaboram.

Dengue e IpuFolia 2015 - O secretário também falou sobre os trabalho de combate a dengue e sobre o Plano Operativo para o IpuFolia 2015 (mais detalhes Clicando Aqui), aproveitando para pedir mais cuidado no transito, principalmente, no período do carnaval.

*Plaquetopenia – É a diminuição do número de plaquetas no sangue. As plaquetas estão envolvidas no processo de coagulação do sangue que consiste no depósito de um coágulo ("tampão") na parede do vaso sanguíneo danificado e assim evita ou ao menos diminui a perda de sangue e ajuda na recuperação do tecido ferido.

Habitualmente o sangue contém de 150.000/mm3 a 450.000/mm3 plaquetas por microlitro. A hemorragia anormal pode dar-se por uma quantidade de plaquetas inferior às 30 000 por microlitro, embora em geral os problemas não se observem até que desça abaixo das 10.000/mm3.

À medida que diminui a quantidade de plaquetas, a hemorragia torna-se mais intensa. As pessoas que têm muito poucas plaquetas (com frequência de 5.000 a 10.000/mm3 de sangue) correm o risco de perder grandes quantidades de sangue no aparelho gastrointestinal ou de desenvolver hemorragias cerebrais mortais, inclusive sem que haja qualquer pancada.
 
Fonte: Netcina via Repórter Ademir Gregório
Informação: Telenoticias Mundial

Related

NOTÍCIAS DE IPU-CE 1196558523186916818

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, EXPONHA SUA OPINIÃO SOBRE AS MATÉRIAS E DÊ SUGESTÕES, PARA A MELHORIA DE NOSSOS MATÉRIAS E NOTÍCIAS.

emo-but-icon

item