Ceará

Governo Municipal intensifica ação do uso do Carro Fumacê no combate a Epidemia de Dengue em Ipu.

O Governo Municipal de Ipu através da Secretaria de Saúde  deflagrou a partir desta quarta-feira (04-03-2015) uma operação pesada no comba...

O Governo Municipal de Ipu através da Secretaria de Saúde  deflagrou a partir desta quarta-feira (04-03-2015) uma operação pesada no combate ao enfrentamento da Epidemia de Dengue no município de Ipu. Conforme anunciado em programa de rádio pelo prefeito Sérgio Rufino, já se encontra na cidade dois carros do fumacê realizando a borrifação matando os mosquitos adultos.



Essa medida visa reduzir a grande quantidade de mosquitos adultos que estão nas ruas, logradouros e residências, embora a medida seja de efeito rápido no combate ao mosquito, a população não pode esquecer que o grande foco das larvas estão dentro de suas casas, e a responsabilidade também é sua, portando seja um combatente nesta guerra, não faça da sua residência um criadouro da Dengue.
A Secretaria de Saúde já está disponibilizando um "Selo de visita" que será colocado em cada casa residência, essa medida visa mostrar que essa casa está livre da larva do mosquito, mostrando para o seu vizinho que o dono desta casa teve os cuidados necessários com a saúde de sua família.
O secretário atribui a epidemia a três grandes fatores: o número insuficiente de agentes de endemias para fazer o trabalho de combate às larvas de casa em casa e a falta de cooperação da população e ineficácia do larvicida Pyriproxyfen. O controle do Aedes Aegypti só é possível com a participação de todos, cada um fazendo a sua parte para evitar a proliferação do mosquito. Para suprir a falta de agentes de endemias, o governo municipal realizou a contratação temporária de 10 (dez) novos agentes que já estão em campo participando do estágio no Departamento de Endemias.
Nesta semana chegaram ao município 04 (quatro) técnicos da Coordenadoria de Saúde de Sobral, ocasião, houve a contestação que o produto Pyriproxyfen usado como um hormônio indutor juvenil no estágio larvário não tem surtido o efeito como o Ministério da Saúde tem prevista em alguns casos, principal no município de Ipu que o abastecimento de água está constantemente sendo interrompido, neste casa, o governo municipal já pensa na COMPRA com recursos próprios de um outro larvicida neste momento emergencial, isso até que a Secretaria de Saúde do Estado repense sobre o uso dos efeitos do  hormônio Pyriproxyfen no Ceará. 

Para evitar o aumento de casos de dengue a SMS orienta a população que reforce as ações para eliminar criadouros dos mosquitos. As medidas incluem, por exemplo, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Fonte: Aconteceu Ipu
Informação: Telenoticias Mundial

Related

NOTÍCIAS DE IPU-CE 1315354964097609954

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, EXPONHA SUA OPINIÃO SOBRE AS MATÉRIAS E DÊ SUGESTÕES, PARA A MELHORIA DE NOSSOS MATÉRIAS E NOTÍCIAS.

emo-but-icon

item