Ceará

Ipu e mais 38 municípios cearenses serão beneficiados com Projovem Urbano

Cerca de 8 mil jovens serão beneficiados com novas turmas do Projovem Urbano. A iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Co...


Cerca de 8 mil jovens serão beneficiados com novas turmas do Projovem Urbano. A iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (Cojuv) beneficiará 7,8 mil jovens em 39 municípios cearenses, 80 na penitenciária Francisco Hélio Viana (Pacatuba) e 120 no Presídio Penal Feminino Desembargador Moura Costa (Itaitinga).

O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

De acordo com o coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude, Ismênio Bezerra, o diferencial do Programa para esta edição é a ampliação dos municípios atendidos e pela primeira vez serão atendidos, jovens que estão nos presídios femininos e masculinos. No total, serão 200 vagas para atender a esse público prisional.

O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês - mediante o cumprimento de 75% de frequência e trabalhos. O Programa foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos.

A matrícula dos alunos interessados está prevista para iniciar a partir do dia 20 de junho. Os jovens dentro do perfil podem procurar a Secretaria de Educação dos Municípios, as unidades do IDT e as próprias escolas. A inscrição dos profissionais interessados será feita a partir do dia 22, através do site do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O salário dos educadores é de R$ 1.411,00 por 30 horas semanais no período noturno. Para cada município serão contratados 7 professores, 2 ajudantes de cozinha, 2 cuidadores infantis e 1 monitor escolar.

Municípios beneficiados:
Acarape; Acopiara; Aiuaba; Aquiraz; Aracati; Ararendá; Aratuba; Camocim; Canindé; Crateús; Farias Brito; General Sampaio; Guaiuba; Icapuí; Ipu; Ipueiras; Itapajé; Jaguaribe; Madalena; Massapê; Monsenhor Tabosa; Nova Russas; Pacajus; Pacoti; Pacujá; Paraipaba; Parambu; Paramoti; Penaforte; Piquet Carneiro; Quixeramobim; Quixeré; Reriutaba; Saboeiro; São Gonçalo do Amarante; Tamboril; Tauá; Tianguá; Várzea Alegre; Penitenciária Francisco Hélio Viana (Pacatuba); e Presídio Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa (Itaitinga).

Fonte: Aprece 
Informação: Telenoticias Mundial

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, EXPONHA SUA OPINIÃO SOBRE AS MATÉRIAS E DÊ SUGESTÕES, PARA A MELHORIA DE NOSSOS MATÉRIAS E NOTÍCIAS.

emo-but-icon

item