Ceará

Ipuense se destaca estudando música no conservatório de Briançon na França

O jovem ipuense instrumentista Adylson Martins vem se destacando nos estudos que realiza no Conservatório de Briançon na França. Na...


O jovem ipuense instrumentista Adylson Martins vem se destacando nos estudos que realiza no Conservatório de Briançon na França.

Na foto ao lado o Ipuense está regendo uma Orquestra formada por crianças francesas em um concerto em Briançon.

Filho de Antônio Alves de Abreu e Raimunda Martins de Abreu (Mocinha), o jovem de 24 anos Adylson Martins de Abreu há quase um ano é bolsista e estuda clarinete, formação musical e regência no conceituado Conservatório de Briançon, na França a oportunidade surgiu depois do mesmo passar em um teste realizado na capital cearense com audição e entrevista sob a coordenação do violoncelista Fernando Lage, idealizador do projeto e professor efetivo do Conservatório de Briançon, e o professor e flautista Heriberto Porto (Uece).



Em Brianço na França o ipuense mora com outros cearenses que participam do projeto “Briançon, Tempo de Brasil” que é uma parceria da Associação Amigos do Piano do Ceará (Apice) com o Conservatório de Briançon, na França. No ano passado o projeto formou uma parceira com a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além dos estudos Adylson é integrante de duas orquestras a do próprio conservatório a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Briançon e uma da região chamada de Orquestra Opus, na qual realiza apresentação na cidade.

O projeto "Briançon, Tempo de Brasil" a qual o ipuense participa já encaminhou para o Conservatório de Briançon 23 jovens cearenses dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Pacatuba, Sobral, Itapipoca, Tianguá e Várzea Alegre e Ipu.

No vídeo abaixo uma apresentação do Orquestra Sinfônica do Conservatório com a presença do jovem instrumentista ipuense.



O PROJETO BRIANÇON, TEMPO DE BRASIL

O Projeto Briançon, Tempo de Brasil começou em 2006, numa iniciativa do violoncelista cearense Fernando Lage, há mais de 20 anos residente na Europa. O violoncelista sempre cultivou o sonho de um dia proporcionar a estudantes brasileiros, em especial os cearenses, a oportunidade de desenvolver os estudosda música erudita na Europa. A possibilidade de concretizar esse sonho veio quando se estabilizou profissionalmente, como professor efetivo no Conservatório de Briançon, onde trabalha desde 2003.

Em 2006, com o projeto de bolsistas elaborado, apresentou à direção do Conservatório de Briançon que prontamente tornou-se parceiro, juntamente com a Comunidade de Municípios da Região de Briançon e a Associação de Pais de Alunos do Conservatório de Briançon (APEC).

Em 2009, o projeto passou a ser realizado pela Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e a contar com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, envolvendo exclusivamente jovens músicos cearenses. No Brasil, o projeto tem ainda a parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que dá o suporte da realização do processo seletivo local e está concluindo processo de convênio com a instituição francesa.
Antônio Alves de Abreu e Raimunda Martins de Abreu (Mocinha) pais do ipuense

Fonte: IpuNotícias / Via: Netcina
Informação: Telenoticias Mundial

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, EXPONHA SUA OPINIÃO SOBRE AS MATÉRIAS E DÊ SUGESTÕES, PARA A MELHORIA DE NOSSOS MATÉRIAS E NOTÍCIAS.

emo-but-icon

item