Ceará

TV japonesa elogia bombeiros do Ceará por resgate com rapel em tentativa de suicídio

A equipe foi parabenizada pelo governador Camilo Santana e receberá medalhas de honra nesta semana. O procedimento, cinematográfico, rep...

A equipe foi parabenizada pelo governador Camilo Santana e receberá medalhas de honra nesta semana. O procedimento, cinematográfico, repercutiu no Japão.

Equipe dos bombeiros fez trajeto de 12 km em 8 minutos, quando o normal seria em 30 minutos (FOTO: Divulgação)
Equipe dos bombeiros fez trajeto de 12 km em 8 minutos, quando o normal seria em 30 minutos (FOTO: Divulgação)


Um resgate realizado pela 5ª Guarnição de Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará repercutiu do outro lado do mundo. O trabalho da equipe, que conseguiu impedir um suicídio no bairro Cidade 2000, em Fortaleza, foi tema de reportagem na rede de televisão japonesa TBS, que foi ao ar na última sexta-feira (15). Foram ouvidos o comandante da operação, capitão Osvaldo, e o responsável pela intervenção via rapel, cabo Daniel. Os japoneses possuem especial atenção a casos ligados a suicídio, problema de saúde pública no país.


A equipe recebeu a denúncia via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) às 8h55m do dia 24 de março. Operários que trabalhavam próximo ao prédio onde ocorreu a tentativa de suicídio informaram sobre o fato à polícia. Para realizar o resgate, a equipe teve que se deslocar da Avenida Leste-Oeste (Presidente Castelo Branco) até o bairro Cidade 2000 em apenas 8 minutos. O trajeto, de 12 km, normalmente levaria cerca de 30 minutos. Ao chegar no local, o primeiro passo foi identificar qual era o andar e em seguida localizar a vítima. Depois, se dividiram entre negociação e intervenção física, através de rapel.
A equipe responsável pelo salvamento é formada pelo capitão Osvaldo, comandante da guarnição e negociador no salvamento; sargento Souza, comandante adjunto; sargento Claudino, motorista do resgate; cabo Carneiro, armador número 1; e cabo Daniel, armador número 2 e responsável pelo rapel. Ocorrências dessa ordem, que envolvem salvamento terrestre ou em alturas, são direcionadas preferencialmente ao quartel do Núcleo de Busca e Salvamento. Neste ano, foram atendidas 19 ocorrências: duas em janeiro, cinco em fevereiro, uma em março, três em abril e uma em maio.

Resgate cinematográfico


Ao chegar no local, o primeiro passo foi identificar qual era o andar e em seguida localizar a moradora. A primeira equipe ficou responsável pela negociação, que durou 1h30min, enquanto a segunda equipe realizava o trabalho de intervenção física no andar de cima montando um circuito de rapel para agir caso a negociação falhasse.


Uma das maiores preocupações do comandante era de a moradora jogar o filho, de 10 anos, que estava com ela no quarto.

Por vários momentos a criança agarrou-a pela cintura se aproximando da janela. Após a moradora retirar toda a tela de proteção da janela, amarrá-la ao pescoço e unir as mãos em posição de oração, demonstrando que estava se despedindo, capitão Osvaldo autorizou a equipe de intervenção física a agir. Foi aí que o cabo Daniel desceu pelo circuito de rapel montado e empurrou a moradora para dentro do apartamento.


Nesse momento o capitão Osvaldo arrombou a porta e entrou no quarto para resgatá-la. “Ela estava inerte, muito assustada. Já a criança estava atônita”, relembra o comandante da operação. A equipe continuou conversando com a moradora para que ela se acalmasse e em seguida levaram-a para a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas semanas depois voltaram ao local para acompanhar a situação. “Ela está hospitalizada no Hospital Mental de Messejana e a criança que presenciou o fato não consegue mais dormir no quarto do incidente”.
“O sucesso se deveu à coordenação da equipe. Mesmo sem nos falarmos o tempo todo sabíamos o que cada um devia fazer”, resume o capitão Osvaldo.
“Ela estava trancada no quarto com o filho de 10 anos. Eu fiquei atrás da porta, conversando, tentando convencê-la a desistir. Durante todo o tempo ela reclamava que ninguém se importava com ela e eu tentava acalmá-la, lembrando que ela tinha dois filhos e uma família que precisava dela”, relata o comandante da operação, capitão Osvaldo.
Reconhecimento do Governo

Os cinco componentes da Guarnição de Salvamento foram parabenizados pelo governador Camilo Santana e pela vice-governadora Izolda Cela, na última quarta-feira (6), durante reunião de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Eles vão ganhar medalhas de honra nas comemorações da Polícia Militar. De acordo com o capitão Osvaldo, independente do salário, a sua motivação é de dar uma nova oportunidade de vida a uma pessoa. “A principal satisfação é essa, que eu possa ajudar o outro dando o meu melhor”, conclui.

Fonte: Tribuna do Ceará
Informação: Telenotícias Mundial

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, EXPONHA SUA OPINIÃO SOBRE AS MATÉRIAS E DÊ SUGESTÕES, PARA A MELHORIA DE NOSSOS MATÉRIAS E NOTÍCIAS.

emo-but-icon

item