DENGUE: Av. José Carvalho de Aragão tem focos em quase todas as casas
Uma das principais e maiores Avenidas da cidade de Ipu, a José Carvalho de Aragão, no Alto da Boa Vista, saída para Ipueiras, está com um ...
http://ipu24horas.blogspot.com/2015/03/dengue-av-jose-carvalho-de-aragao-tem.html
Uma das principais e maiores Avenidas da cidade de Ipu, a José Carvalho de Aragão, no Alto da Boa Vista, saída para Ipueiras, está com um grande número de focos dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, vetores causadores da dengue, febre amarela e a febre chikungunya.
Agentes de Saúde encontra em saboneteira várias larvas dos mosquitos
"A Avenida Jose Carvalho de Aragão, no bairro da Boa vista, tem uma situação preocupante. Pessoas doentes de dengue e, na maioria das residências, foram encontradas larvas", alertou Adriana Araújo, da Equipe de Mobilizadores de ACS.
"São muitas caixas d'água, garrafas e outros objetos, tanques, baldes, quintais úmidos e escorregadios e tudo que você possa imaginar para se tornar um criadouro de mosquitos é encontrado nas residências do Alto da Boa Vista. E mesmo tendo pessoas doentes em várias destas residências, os moradores não tem o mínimo de cuidado com a limpeza e o cuidado de não fazer de sua residência um criadouro de mosquitos", completou a mobilizadora.
Pela manhã desta quarta-feira (04/03), trabalharam no Bairro da Boa Vista, as Agentes Comunitários da Saúde: Ariel, Cristina, Fabíola, Antônia de Maria, Raquel, Cilene e Adélia; Os mobilizadores de ACS: Adriana, Socorro e Neto.
Por descuido, até mesmo em reservatório de água com tampa são encontrados larvas
Dezenas de reservatórios de água são encontrados com larvas e mosquitos
)
Veja também:
Os ACS buscando os focos em todas as residências e orientam os moradores
Faça a sua parte de cidadão e proteja sua família e vizinhos
* Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
* Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
* Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
* A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
* Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
* Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
* As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
* Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
* Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
* As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
* Sempre que observar alguma situação, que você não possa resolver, avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.
Fonte: Agentes Comunitários de Saúde e Equipe de Mobilizadores Via Netcina
Informação: Telenoticias Mundial








