Ceará

DENGUE: Caixas d'água são as grandes vilãs do Combate à Dengue em Ipu

Os dados apresentados pelo Agente de Endemias, Gilvan Lima - Supervisor dos Agentes de Endemias de Ipu, mostram que as caixas d'água s...

Os dados apresentados pelo Agente de Endemias, Gilvan Lima - Supervisor dos Agentes de Endemias de Ipu, mostram que as caixas d'água são as grandes vilãs e as que mais prejudicam o trabalho de combate à dengue no município.

Rua Carminda Jorge, caixa d'água com larvas


Segundo os dados, em toda a cidade de Ipu, 53% dos focos são encontrados em caixas d'água. O Bairro Centro tem uma taxa de focos ainda maior e chega a 61% dos focos encontrados em caixas d'água.

Cobrir as caixas d'água apenas com telhas não é o suficiente, pelo contrário, somente esconde o foco dos mosquitos, pios estes entraram pelos espaços entre as telhas e caixas e ali fazem seus criadouros de onde nasceram milhares de mosquitos. Dentro de por mais de um mês, todos os moradores da rua e bairro estarão completamente em risco de serem infectados com dengue.


Agente de Endemias escala prédio atrás de caixa d'água de difícil acesso

Em algumas residências as caixas d'água ficam em locais de difícil acesso, exigindo muito esforço dos Agentes de Endemias para chegar até a estes locais. O pior de tudo, é que mesmo com todo os alertas repassados à população, ainda encontramos na cidade caixas d'água sem a menor cobertura, com um livre acessos para os mosquitos fazer seus criadouros.
 
Rua Carminda Jorge, caixa d'água completamente descoberta e com larvas dos mosquitos

Materiais como caixa d'água, calhas, garrafas, cestos, barris, pneus, fogão, geladeira e sofás velhos e/ou inutilizáveis jogados no lixo representam um grande perigo para a saúde da população. (veja uma matéria relacionada Clicando Aqui).

Caixas d'água são grandes criadouros do mosquito da dengue

Deixar de vedar as caixas d'água com telas mosquiteiras pode ser um simples descuido, mas o principal motivo de facilitar a criação e proliferação do mosquito da dengue. É com esse intuito, que a Prefeitura de Ipu, por meio de das equipes de Saúde realizam o alerta que o melhor modo de se evitar a doença é combater os focos de acúmulo de água e manter suas caixas d'água bem vetadas.

Agente de Endemias cobri caixa d'água na Rua João Mimosa, Bairro Caixa D'Água

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam mais durante o dia, ao contrário dos mosquitos comuns, que picam durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Lixo com foco de mosquitos encontrado na Av. Abdoral Timbó no Bairro Caixa D'Água

Qualquer recipiente, por menor que seja, tipo uma pequena lata de refrigerante, pode se transformar em um criadouro dos mosquitos. Por isso, é importante não descartar objetos no meio da rua e/ou terrenos baldios. Jogue-os no lixo e mantenha a lixeira tampada.

Agentes de endemias trabalhando no Bairro Breguedoff

Faça a sua parte de cidadão e proteja sua família e vizinhos

* Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

* Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

* Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

* A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

* Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

* Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

* As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

* Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

* Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

* As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

* Sempre que observar alguma situação, que você não possa resolver, avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Fotos e informações: Agentes de Endemias / Delano Lima via Netcina
Informação: Telenoticias Mundial

Related

NOTÍCIAS DE IPU-CE 8738429210000887679

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, EXPONHA SUA OPINIÃO SOBRE AS MATÉRIAS E DÊ SUGESTÕES, PARA A MELHORIA DE NOSSOS MATÉRIAS E NOTÍCIAS.

emo-but-icon

item